terça-feira, 27 de setembro de 2011

SOMOS JUSTIFICADOS PELA FÉ!


 Gálatas 2:21 "Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde."

[Explicação deste versículo, segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal - Almeida Revista e Corrigida: O ensino de Paulo sobre a justificação (vv.16,17) e sobre a justiça (v.21) vai além de uma mera declaração jurídica da parte de Deus. A justiça que vem pela fé envolve uma transformação moral da pessoa (v.19), a graça de Deus (v.21) e um relacionamento com Cristo, mediante o qual compartilhamos da sua vida ressurreta (v.20). Esse conceito é confirmado em 3.21, onde Paulo deixa claro que a justiça que é pela fé em Cristo, dá vida; vida esta que significa o recebimento do Espírito (3,2,3,14; ver o estudo TERMOS BÍBLICOS PARA SALVAÇÃO, p. 1695).]


A FALHA DE PEDRO (Gálatas 2:11-21)
Quando o apóstolo Pedro (João 1:41-42) foi até Antioquia, foi notável a Paulo que ele não colocava em prática o mesmo que pregava (2:11-14).
Até o fiel Barnabé (Atos 11:22-24) começou a praticar erro devido ao mau exemplo de Pedro (2:13). Ora, se esses homens erraram, nós também estamos suscetíveis a erro no que condiz a questões de fé. Pedro errou porque temia “os da circuncisão”. O foco dele estava em homens e não em Deus.
As escrituras são claras quando Deus nos revela o evangelho e nos julgará por ele (João 12:47-49).
Os judeus procuraram ser justificados por Deus devido às suas obras da lei (ali no Antigo Testamento), mas o evangelho de Cristo revela que homens não são justificados por obras da lei, e sim pela fé em Cristo Jesus (2:16).
Enquanto Pedro tinha sido justificado pela fé em Cristo, ele voltou à prática da lei como se a sua justificação pela fé não fosse suficiente.
Muitos hoje que alegam ter fé em Cristo caem no mesmo erro de Pedro: guardando o sábado, pagando o dízimo, procurando intercessão de sacerdotes e praticando outras obras baseadas SOMENTE na justiça da lei.
Queridos, agir unicamente de acordo com a lei, acaba-se por se negar a graça de Cristo, e invalida o preço alto que pagou por nós ali na cruz. (2:21). Posso até puxar um parenteses nesse texto, citando Isaías 53, quando o profeta anuncia que Cristo já levou sobre si, todas as nossas iniquidades, dores e transgressões! O preço já foi pago e não há mais nenhuma dívida! Se somos justificados pela fé em Cristo Jesus, não devemos viver nos condenando, nos lamentando por aquilo que fizemos, porque se estamos em Cristo, somos livres. Ele veio, pois, para libertar os cativos! Liberte-se de tudo aquilo que não te deixa avançar, de tudo aquilo que te condena diariamente e te faz cego espiritual! Liberte-se! Purifique suas mãos, arrependa-se, e seja livre! O arrependimento gera frutos do Espírito Santo, e mexe profundamente com o coração de Deus!
A bíblia é bem clara quando diz que as obras da lei podem justificar uma pessoa SOMENTE se ela guardar perfeitamente toda a lei (Tiago 2:10).
Cristo morreu porque todos são pecadores —tanto judeus como gentios. Todos têm desobedecido a lei de Deus (2:17; olhe em Romanos 3:23).
Aquele que foi justificado pela fé em Cristo tem morrido para a lei, “a fim de viver para Deus” (2:19).
Que venhamos a refletir sobre todos os nossos atos diante de Deus e, se erramos, que os nossos erros nos levem ao arrependimento genuíno e venha a gerar frutos do Espírito Santo! Que possamos nos livrar de todo peso, todo fardo pesado, tudo aquilo que nos deixa estagnados e não permite que possamos avançar nos deixando cegos diante do imenso amor que o Senhor tem por nós, amor e paz que nos invade, a paz do Senhor que excede todo entendimento do homem. Amém!
PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU FILHO UNIGENITO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA! (João 3:16)

Missionária Luciana Bittencourt

Um comentário:

  1. Adorei a publicação da reflexão, muito bem colocado o tema da justificação pela fé..Serve de ALERTA para muitos cristãos que não se arrependeram verdadeiramente de seus pecados, e continuam vivendo com remorso,carregando uma cruz desnecessária acerca disso..parabéns pela brilhante publicação..Continue publicando que estarei sempre acompanhando..rs..te amo,vän.bjs

    ResponderExcluir